Nesse tempo vivendo pelos Balkans, descobri muito, muito, MUITO sobre o estilo de vida por aqui – em cada época do ano, existe um movimento diferente (afinal, por aqui as 4 estações acontecem e, por isso, a galera se adapta e cria opções diferenciadas por temporadas)
🙂
Nessas andanças, meus amigos daqui me recomendaram um passeio super local – algo que, normalmente, não você não vai encontrar nos guias de viagem!
Viu que privilégio ter uma “correspondente” desse lado aqui?! hehehe
CLIMA TEMPO – PRIMAVERA VERÃO
Vamos começar com esse detalhe! O clima aqui ee temperado, por isso, existem EXTREMOS!
Na Primavera (entre abril/junho) as temperaturas são as melhores, para quem gosta de calor, sem derreter – e quando digo DERRETER é porque no verão vai fazer 45º com sensação térmica de 50º!
Por isso, as opcões ao ar livre são inúmeras.
Splavs, piscinas públicas, festas, nadar no Rio, pegar um ônibus até Montenegro para um mergulho no mar e, PASSAR O DIA EM UMA ILHA, BEM ALI, NA CIDADE DE BELGRADO!
Ada Međica
O nome significa “ilha fluvial fronteiriça”. Por que? Porque durante séculos o rio Sava foi uma fronteira de muitos Estados (Império Romano, Império Bizantino, Reino da Hungria, Sérvia, Império Otomano, Monarquia dos Habsburgos, e taaaantos outros).
Caminhando por lá, você pode ver uma paisagem um tanto quanto verde (durante as estações mais quentes, claro) e algumas casinhas. Aliás, a eletricidade é obtida por meio de painéis solares.
Mas, apesar disso, não existem moradores MORADORES. É tipo casa de veraneio, sabe?
Por isso, 2.000 belgradenses são vistos passando os finais de semana por ali. No geral, a galera vai nadar, fazer um churrascão e caminhadas, dar uma relaxada entre amigos, família e casais.
O acesso é feito por pequenos barcos, que saem de Nova Belgrado (Novi Beograd), no Bloco 44. Super fácil de chegar e se achar!
CURIOSIDADES
As atividades de lazer incluem natação, caminhadas e churrascos, pois
- A área está quase intacta e sem instalações turísticas. Apenas na ponta leste, a montante da ilha é concretada .
- A corrente do rio Sava é tão forte que empurra a ilha de 50 a 100 centímetros por ano.
- A ilha é regularmente inundada pelo rio. Durante as cheias, o lugar ficar coberto de lama – e normalmente alaga tanto que os barcos precisam ser usados como transporte.
- Existem duas pequenas “praias”, oficialmente classificadas como as “praias selvagens”.
Uma fica perto da ponta norte, concretada e a outra é uma praia de areia perto da ponta sul.
Para ficar mais fácil visualizar a brincadeira, eu fiz um vídeozinho para vocês.
Espero que gostem
🙂