Já pensou passar o ano novo em belgrado?

Já estamos em fevereiro e as coisas ficaram muito corridas desde meados de outubro. Não consegui separar fotos, escrever novidades, compartilhar dicas ou experiências. Acontece.
Mas, aos poucos, vamos indo...

MAS, AGOOOOORA, QUERO CONTAR UM POUCO SOBRE UMA EXPERIÊNCIA INUSITADA PELOS BALKANS: ANO NOVO EM BELGRADO.

Depois de 2 anos de pandemia, já tinha desistido de festejar datas importantes em eventos ou festas. Afinal, aglomerações são sempre complicadas – ou canceladas.
Pois bem que esse ano ROLOU.

Não sei se vocês lembram, mas na Europa é inverno no fim do ano (a estação é sempre oposta por aqui). O frio é FRIO! Na Sérvia chega a fazer -20. Quando faz -5 é tranquilo hehehe
Neva bastante também.

OU seja, se você é uma pessoa solar (como eu) tenha isso em mente. Mas, por exeperiência própria, por aqui, nada é um impeditivo para curtir.

SIM, os sérvios sabem fazer festa, curtir a vida e o resto é detalhe.

Outra coisa que queria destacar, é que por aqui, eles seguem outro calendário: o Juliano – porque são ortodoxos.

MAAAAAS, como eu falei, eles sabem curtir a vida – então, também irão comemorar a virada do ano no dia 31 (mais uma oportunidade para cair na gandaia).

E AÍ, O QUE ROLA?

Sinceramente, opções de festa não vão faltar. Vai ter festa nos splavs (barcos no Rio Sava), vai ter balada eletrônica, DJs internacionais, eventos fechados, salsa e merengue, folk, festa local e uma I N F I N I D A D E de coisas que não daria para listar.

É tanto evento que você fica perdido! Juro!

IMPORTANTE: a vida noturna de Belgrado é gigantesca. Tão grande quanto uma Berlim, por exemplo.

Enfim, eu estava vivendo um burnout e não tinha ideia do que escolher. Mas, sabia que alguma coisa boa iria acontecer e me deixei levar.

Durante o dia, é bem comum que todos saiam para comer (o almoço é sempre em torno de 15h). As kafanas ficam lotadas, qualquer lugar precisa de reserva prévia. A vibe na cidade fica ótima…

Você vai ver gente por todos os lados, abastencendo a casa para festas, comprando comida gostosa, curtindo uma rakija com os amigos e por ai vai…

Já quando o sol se põe, você vai notar as ruas vazias – mas será por pouco tempo. Eles só precisam se arrumar para sair de novo.

Pra minha sorte, acabei escolhendo uma opcão perfeita para um amante da cultura local, low budget e que me faria começar o ano com o pé direito.

Pulei todas as festas para ver uma lenda do rock iugoslavo: Goran Bregovic, em um concerto GRATUITO, às margens do rio Sava.

E posso falar: comecei 2022 com dois pés direitos.

Abaixo, deixo um pouquinho do dia e da virada para vocês visualizarem um pouco do que contei aqui.


PRIJATNO!
🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s