A gente sabe que quando viajamos, cada canto parece interessante. Mas outros surpreendem. Foi assim que eu me senti quanto cheguei por aqui.

A parada foi surpresa, porque estava indo de Leda (Lérida) para Altafulla (uma praia mara).
Para começar, achava que essa palavra era francesa. Talvez as culturas se misturem, uma vez que a Catalunha é vizinha da França – de onde estou até a França são, no máximo, 3h de viagem em um carro.

Enfim, meu povo, Montblanc é uma cidade para se perder no tempo. A cidade amuralhada nos leva para a época medieval e está cheia de lendas e tradição.
O pueblo é a capital de Conca de Barberà – localizada na província de Tarragona – e foi fundada no séc. XII >>> e no séc. XIII foi povoada pelos judeus, servindo como um forte no caminho entre Lleida e Tarragona.
Ah, uma das lendas tradicionais de Montblanc conta que São Jorge (Sant Jordi, em catalão), lutou e venceu o dragão bem em frente a uma das portas da muralha que, evidentemente, leva o nome do Santo.
Hoje, é uma cidade onde o tempo não tem pressa, onde os sábados são dias para tomar o vermut na praça e os domingos são silenciosos.
Um lugar onde o turismo não é carro-chefe e se pode desfrutar de muita história e cultura 💃🏼 SEM CONTAR NOS VINHOS LOCAIS. São sensacionais!
Quem quiser se jogar por aqui, vale dar um Google sobre as atrações e monumentos históricos, são diversos… Você vai se encantar.
🙂

Curiosidade: Anualmente, é celebrada uma festa durante a Semana Medieval da Lenda de São Jorge, considerada a festa de recriação histórica mais antiga de toda a Catalunha.