Não é novidade pra ninguém que a gente adora conhecer dicas e macetes para economizar durante a viagem – seja ela qual for, do tipo de que for.
E vivendo essa minha nova rotina (de nômade), qualquer benefício financeiro vira vantagem dentro do orçamento.
Foi pensando assim que tive um insight: já que o Uruguai vive basicamente de turismo (em linhas gerais, ok), COM CERTEZA devem haver políticas focadas em vantagens para a galera que vem passear por aqui.
Fui atrás de informação e, BINGO! Existem SIM algumas políticas de benefícios à estrangeiros. O Ministério Nacional do Turismo colocou em vigor algumas vantagens pra quem escolhe esse lindo país como destino.
Atenção: as infos a seguir valem para estrangeiros
NÃO residentes - que estão aqui por turismo
ou vivendo dentro do prazo do visto de turista.
- ESTRANGEIRO NÃO PAGA O IVA
- IVA é o Imposto ao Valor Agregado, cerca de 18% a 22% do valor de algumas contas. O valor é abonado automaticamente, mediante pagamento com cartões de crédito/débito internacionais. O desconto vale para serviços gastronômicos (bar, restaurantes, cantinas, confeitarias, cafeterias, etc) e também em serviços de eventos, festas e arrendamento de veículos.
- TAX FREE
- Amamos!!!! Por isso, ao deixar o país, os estrangeiros têm direito ao ressarcimento de acordo com o que foi gasto por aqui – obviamente, deverão fazer os trâmites para tal. ONDE? Em todos esses pontos: Aeropuerto Internacional de Carrasco, Aeropuerto de Laguna del Sauce, Puerto de Montevideo, Puerto de Colonia, Terminal de Arribos de Cruceros de Punta del Este, Puente Salto-Concordia, Puente Paysandú-Colón, Puente Fray Bentos-Puerto Unzué y Chuy.
- IVA ZERO EM HOTEIS
- Ou seja, basta apresentar seu documento brasileiro (ou de sua nacionalidade) que o imposto não será cobrado.

De acordo com o Ministério do Turismo do Uruguai, este benefício será válido até 30 de abril de 2019. Vamos torcer pra prorrogarem 🙂
Aliás, DICA FINAL:
No site deles, é possível se informar sobre diversas coisas, inclusive, tem coisas muito legais para descobrir sobre essas bandas.
Clique aqui