Sim, meu povo. Esse post é sobre como a galera curte a cidade, aqui em Montevidéu.
Se você tiver tendências fitness, esse post será muuuito interessante pra você.
Já cantava o uruguaio Jorge Dexler
“Si dejo elegir a mis pies, me llevan camino del mar”
Ele e eu estamos falando da Rambla, a maior calçada contínua do mundo, com 14km de extensão – e lindamente banhada pelo Rio da Prata.
Aliás, este é o rio mais largo do mundo e, por isso, é confundindo com o mar.
Não importa o dia, o clima ou a hora: o pessoal está lá!
Vejam vocês: tem faixa para bike, para corredores, para “caminhadores”. Tem bancos espalhados por toda extensão, onde casais mais velhos apreciam a vista, amigos se juntam para tomar mate, casais assistem ao pôr-do-sol, além de família inteiras indo e vindo e cachorros felizes.

É o que chamo de um espaço democrático e MUITO funcional para uma cidade (que não tem metrô, por exemplo).
A Rambla é uma excelente opção para quem gosta de curtir ao livre.
E, acredite em mim, a movimentação da galera é gigantesca.
Inclusive, se você gosta de malhar, por exemplo, existem vários equipamentos públicos para as pessoas se
exercitarem.
Correr ali tem sido rotina pra mim. Além de me misturar com a realidade da cidade, faz um bem além do corpo, faz bem para a mente.
É… ta aí uma graaaande diferença socio-cultural: ver e saber que as pessoas ocupam espaços urbanos e que se juntam na rua para qualquer coisa que queiram fazer, realmente prova a diferença que isso faz na qualidade de vida de lugar.
A Rambla não é só uma dica para manter a forma ou apreciar a natureza local. Acho que ela representa liberdade, possibilidade e oportunidade para toda população. Me entendam, num país tranquilo como esse, tenho certeza que esse estilo de vida ajuda a manter um certo nível social igualitário – onde nada e nem ninguém ficam de fora (a não ser que quieram, rsrsrs).
Ah, e se você tiver fôlego, dá pra conhecer a cidade inteira. A orla (Rambla) tem diversas atrações: parques e espaços verdes, pista de patinação, de skate, venda de pesca artesanal, monumentos e tantas outras coisas que só vendo mesmo.

Nos vemos pronto, boludos.
hasta luego!